Rastreabilidade

Os mercados atuais estão cada dia mais integrados e nivelados quanto a padrões de qualidade exigidos por seus consumidores, e tecnologia embarcada em seus diversos produtos.
Pensando em como reduzir custos produtivos que permitam maximizar a troca de bens e serviços para qualquer parte do mundo, a M. Shimizu desenvolveu uma filosofia para controle e rastreabilidade de processos chamada, IPM – Intelligence process management.
Inicialmente o IPM nasceu como uma ferramenta para controle e rastreabilidade de torques em juntas aparafusadas na indústria automotiva, contudo hoje nada o impede de ser expandido para outros elementos de uma cadeia de processos produtivos, como: máquinas de enchimento, testes elétricos, testes de emissões de poluentes, sistemas de medições geométricas, e etc.
Inclusive outras indústrias... 

Imaginem que uma ordem de fabricação para um determinado produto inicia um grande volume de processos dentro de uma indústria, e que eles possam ser controlados e rastreados de forma digital, em tempo real, e em um ambiente seguro.
Os dados são coletados durante a operação realizada e são armazenados num único banco de dados, sendo transformados em informações através de regras definidas. Qualquer informação solicitada é disponibilizada de forma imediata na tela de um computador ou num painel de mensagens. 
Pelo fato de registrar data, horário, equipamento, operação, operador, ID do produto, e outros itens, esse controle permite uma modelagem estatística que facilita a antecipação de problemas e eliminação de retrabalhos. Os alarmes de e-mail e SMS dinamizam as ações coordenadas, sem a necessidade de monitoração em “tempo total”.

Conheça a solução

A M. Shimizu possui uma equipe especializada em processos que avalia as linhas de montagens e sugere soluções de automação, coleta de dados e gerenciamento de informações.
Dada sua grande experiência em diversos segmentos tecnológicos, ela desenvolve quaisquer interfaces com equipamentos e máquinas que são utilizadas nos processos de produção. Desta forma, é possível coletar todos os dados, item a item, durante a montagem de veículos, motos, eletrodomésticos, enfim, de qualquer linha de alta produção.

Acompanhamento do Processo

Resumo de comportamento do processo